Vocês já tiveram a curiosidade de saber como surgiram as primeiras maquiagem? Eu também e depois de muito pesquisar resolvi compartilhar com vocês, então peguem a pipoca porque a história é longa heim RS..
Dizem os cientistas que a três mil anos antes de Cristo, os egípcios já conheciam a maquiagem: batom, maquiagem branqueadora e de luminosidade, maquiagem para reforçar os olhos e sobrancelhas (a base de chumbo, malaquita, antimônio, Kohl), blush para corar as bochechas (a partir de produtos vegetais, como pétalas de rosa ou de papoulas; animais, como larva de cochonilha; ou mineral, como argilas, óxido de cobre ou ferro ocre), pós que eram misturados com óleos ou pomadas. Outros pigmentos também eram utilizados para a maquiagem: o azul do óxido de cobre, o amarelo do auripigmento, o preto do carbono, o verde da malaquita e mais numerosas nuances obtidas dos óxidos de cobre ou ferro ou seja não é só nos tempos de hoje que se faz gambiarra não pessoal, antigamente as maquiagens eram feitas de coisas naturais.
No início do século III deu início a uma grande evolução no ramo da maquiagem, a maquiagem para rosto, o famoso Kohl, foi substituído por uma maquiagem à base de açafrão, antimônio, cortiça queimada, fuligem ou cinzas; o blush corava as bochechas através de amoras esmagadas ou cinábrio, mesmo permanecendo com a utilização de produtos naturais a maquiagem ficou mais pigmentada. Muitos produtos da época eram à base de metais (chumbo, mercúrio) e eram tóxicos, estragando a aparência da pele e provocando um envelhecimento prematuro da mesma o que não era bom né. A atividade da maquiagem, que visava atender um ideal de beleza, estava sujeito a controvérsias religiosas e filosóficas da época grega.
A partir de um período a maquiagem era mais utilizada para rituais.
A partir do século XVII, a maquiagem passou a ser utilizada por todas as classes sociais. As mais abastadas utilizavam preciosidades em suas maquiagens, como pó de ouro, prata e pedras preciosas. As maquiagens à base de substâncias metálicas, para tristeza das mulheres naquela época ainda continuaram a ser muito tóxicas.

No Japão, as gueixas usavam batom feito de pétalas de açafrão esmagados para pintar as sobrancelhas e bordas dos olhos, bem como os lábios e bastões de cera bintsuke, uma versão mais suave da cera de cabelo dos lutadores de sumô foram usados por geisha como uma maquiagem base.
Porém no ocidente a maquiagem era sinônimo de pecado e luxúria.
Deixe um comentário