Como e onde surgiu o esmalte, saiba um pouco sobre sua história!

Apesar de ter essa força toda hoje o esmalte é bem antigo pessoal e foi usado pela primeira vez no antigo Egito. Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias…


Apesar de ter essa força toda hoje o esmalte é bem antigo pessoal e foi usado pela primeira vez no antigo Egito. Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas o que hoje para nós é utilizado para corrigir as sobrancelhas. As cores mais vibrantes ficavam destinadas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito. 


Cleópatra tinha uma preferência pela tonalidade vermelho-escura, já Nefertiti preferia o esmalte de tom rubi.
O mesmo poder de distinção social no uso do esmalte entre os egípcios também era  entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.


A tecnologia para o tratamento das unhas ficou parado até o século XIX. Nessa época, os cuidados eram somente de unhas curtas e que estivessem lixadas por uma boa lima. Em alguns casos, as unhas eram ligeiramente perfumadas com óleo e polidas com uma tira de couro.
Até essa época, uma das grandes descobertas foi a invenção do palito até hoje utilizado para a remoção das cutículas. No começo do século XX, os esmaltes começaram a recuperar espaço com o uso de soluções coloridas que não permaneciam fixadas mais do que algumas horas nas unhas, o que eu acredito ser muito ruim naquela época. Somente em 1925, durante estudos que desenvolviam tinturas para carros, foram descobertas as primeiras soluções que chegavam perto  dos esmaltes de hoje.
Na sua primeira versão, o produto era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas, na década de 1930, já se notava que a “pintura” nas unhas do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema. No ano de 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com grande variedade em tonalidades.
Nos anos seguintes a  tecnologia empregada foi se tornando cada vez mais complexa. As unhas postiças finalmente ganham seu lugar no mundo o que foi uma excelente opção para aquelas que queriam unhas lindas sem gastar muito em salão e cuidados.


Desde então, foram criadas inúmeras outras cores de esmalte. Hoje em dia temos até máquinas que pintam e fazem desenhos nas unhas,as cores são variadas, temos do preto ao branco, do vermelho ao verde, cores foscas e brilhantes e até cores que mudam de cor RS…. Para as amantes da esmaltação assim como eu esse avanço foi excelente e que o esmalte continue a evoluir por muitas décadas!!!


Beijinhos fiquem com Deus e até a próxima!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *