Base com formol ajuda no crescimento das unhas?

Já se tornou normal encontrar mulheres reclamando de suas unhas fracas que demoram a crescer. A grande parte tem recorrido as famosas bases bomba, em que seu componente principal é o formol.

Que por sua vez prometem ajudar no crescimento das unhas.

Base com Formol x Anvisa

A Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) permite o uso de até 5% do formaldeído em bases fortalecedoras para as unhas, então a sua venda se torna livre.

Esse porém tem se tornado um grande problema, por ser um produto de venda livre a base bomba tem se disseminado de uma forma descontrolada.

Base Famosinha x Crescimento das Unhas

A base com formol caseira tem se tornado muito popular na internet. É possível encontrar vários perfis em redes sociais para a venda da base e também varias blogueiras indicando essas bases sem nenhuma responsabilidade.

E porque eu digo, sem nenhuma responsabilidade? O formaldeído é uma substância que causa muita alergia não podendo ser usada por qualquer pessoa, por mais que seja usado em pequenas quantidades.

Mas será que a base com formol ajuda no crescimento das unhas? Não, e entenda o porquê.

Como o formol age e seus malefícios

O formol age roubando toda a água contida na estrutura das unhas, o que as deixam desidratadas causando então o endurecimento.

Esse endurecimento, não é um endurecimento saudável e que pode acarretar em unhas ainda mais fracas e quebradiças mesmo estando duras. O seu uso excessivo também pode trazer o aparecimento de uma pele mais dura por baixo das unhas e que pode causar dor na hora do corte.

As unhas também podem ficar muito amareladas e existem casos em que as unhas começam a ficar doloridas. Outro fato muito comum também é a base com formol causar ardência quando passada nas unhas e isso não é normal.



Existe apenas uma exceção onde a base com formol 5% é indicada, que são para unhas amolecidas. As unhas amolecidas são aquelas que possuem uma hidratação além do normal, o que é bem raro de se encontrar.

O crescimento das unhas funcionam de dentro para fora, então o crescimento demorado pode esta acontecendo por vários fatores: hormônios, genética ou até mesmo má alimentação e falta de vitamina.

Já a sensação de unhas fracas e quebradiças pode ser resolvido com cuidados diários e o uso de boas bases que não contenham formol, pensando nisso eu criei o CRODU (cronograma das unhas), que tem ajudado muitas meninas a recuperarem suas unhas fracas. Vale ressaltar que unhas flexíveis não são unhas fracas, a flexibilidade das unhas é normal, assim como existem unhas bem rígidas como as minhas que também são normais, desde que sejam naturais.

Você sofre com a falta de crescimento das suas unhas ou mesmo cuidando das unhas diariamente elas continuam quebrando muito? Procure um médico e ele ira te direcionar para a melhor solução.

Samy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: