Dicas de como reparar a barreira da pele danificada

A boa saúde da pele tem tudo a ver com uma barreira cutânea robusta e é, sem dúvidas, a maior lição sobre cuidados com a pele que vale a pena…

Dicas de como reparar a barreira de pele danificada
Imagem: Reprodução/Canva

A boa saúde da pele tem tudo a ver com uma barreira cutânea robusta e é, sem dúvidas, a maior lição sobre cuidados com a pele que vale a pena aprender neste ano, sendo que o uso excessivo de ativos como desodorantes e antitranspirantes acabam prejudicando a derme, diminuindo a barreira de proteção.

O assunto está tão em alta, que só no TikTok o termo de pesquisa “skin barrier repair” conta com 129,5 milhões de visualizações casuais, que segundo Michele Camargo, biomédica esteta e especialista em saúde da pele, patologias da epiderme atingem grande parte da população mundial.

A especialista explica que quando se tem dificuldade em manter a umidade da pele, deixando-a com a aparência seca e esticada, já é um alerta de barreira cutânea prejudicada. “Pode ser observado um tom acinzentado ou escamoso, além de irritação ou ardor após a aplicação de qualquer fórmula química. Acne, rosácea e eczema também são fatores que podem ser causados por conta da perda da barreira “, informa Michele.

Pessoas com pele sensível possuem uma predisposição a sofrer de uma barreira cutânea prejudicada, por isso precisam estar atentos para mantê-la forte e saudável.

De acordo com Michele, a idade também é um fator. “À medida que envelhecemos, a nossa pele desacelera a produção natural de lipídios, ceramidas e hidratação, que são três componentes principais que constituem a barreira cutânea”.

A biomédica compartilha dicas para manter a derme saudável, como também para restaurar no caso de barreira da pele danificada.

Simplifique a rotina de cuidados com a pele

A primeira coisa é identificar e excluir quaisquer gatilhos que possam estar contribuindo para danos à barreira cutânea. “Modifique a rotina de cuidados com a pele e mantenha-a simples”, recomenda Michele. “Pense em limpador, hidratante, FPS e remova quaisquer retinóides ou ácidos que estejam forçando a pele”.

No que diz respeito ao limpador, a especialista recomenda optar por um leite ou creme de limpeza nutritivo, calmante e sem fragrância.

Restaurar e reparar

Michele alerta que para reparar uma barreira de pele danificada, um passo essencial é procurar produtos que contenham ingredientes como ceramidas, ácido hialurônico e ácidos graxos essenciais. Estes ingredientes ajudam a fortalecer a barreira e a reter a hidratação.

Como prevenir mais danos

Após a reparação da barreira cutânea, é preciso continuar cuidando da pele para evitar futuros danos. Mantendo uma rotina consistente, protegendo-se do sol, evitando banhos muito quentes e usando um umidificador se o ar estiver seco. “Consuma uma dieta rica em antioxidantes, como frutas e vegetais, para fortalecer a pele de dentro para fora”, informa Michele.

Leve um estilo de vida equilibrado

E por fim, a biomédica ressalta que o estresse, a falta de sono e maus hábitos alimentares podem afetar a saúde da pele. Portanto, manter um estilo de vida equilibrado. “Durma o suficiente, pratique exercícios regularmente e encontre formas de evitar o estresse excessivo, assim, a pele refletirá os benefícios de um estilo de vida saudável”, finaliza.

%d blogueiros gostam disto: