3 receitas de risoto com arroz carnaroli: aprenda a fazer o prato perfeito

Quando se trata de preparar receitas de risoto com sabor, textura e consistência ideais, a escolha do arroz é um dos pontos mais importantes. Entre tantas opções disponíveis, o arroz…

3 receitas de risoto com arroz carnaroli
Risoto – Imagem: Reprodução/Canva

Quando se trata de preparar receitas de risoto com sabor, textura e consistência ideais, a escolha do arroz é um dos pontos mais importantes. Entre tantas opções disponíveis, o arroz carnaroli destaca-se entre os mais indicados e não é para menos. Reconhecido por sua alta qualidade, origem e tradição italianas, ele é altamente valorizado por chefs de todo o mundo ao apresentar características únicas, capazes de impressionar até mesmo os paladares mais exigentes.

Aos que têm dúvidas sobre a escolha do arroz carnaroli, a Josapar, que disponibiliza o grão por meio da Linha Tio João Variedades Mundiais – Cozinha Italiana, reuniu os principais motivos que o tornam a opção ideal para o preparo dos mais variados – e sofisticados – risotos. Confira.

1 – Absorção de líquidos

O arroz carnaroli possui uma capacidade excepcional de absorção de líquidos sem perder seu formato, ainda que seja cozido por um período prolongado. Essa característica é essencial para garantir a textura cremosa do risoto e a consistência firme do grão. Ele também libera o amido aos poucos, o que proporciona um resultado ideal, nem seco, nem empapado.

2 – Sabor diferenciado

O arroz carnaroli por si só apresenta um sabor naturalmente amanteigado, o que impacta diretamente no paladar final do risoto. Ele também é capaz de absorver o aroma dos diferentes ingredientes adicionados durante o preparo do prato.

3 – Versátil nas combinações

A alta versatilidade de arroz carnaroli é mais uma das características que contribuem para sua escolha. Ele harmoniza perfeitamente com os mais diversos ingredientes acrescentados ao risoto, desde cogumelos até queijos, legumes e frutos do mar.

Como inspiração, veja, a seguir, algumas receitas elaboradas com o arroz carnaroli e compartilhadas pela Josapar.

Risoto de cogumelos e queijo grana padano

Imagem: Divulgação –
Risoto de cogumelos e queijo grana padano

Ingredientes

– 100 g de cogumelos paris

– 100 g de cogumelos shitake

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

– 1 cebola picada

– 1 dente de alho

– 1 taça de vinho branco

– 2 xícaras (chá) de Tio João Variedades Mundiais – Arroz Carnaroli 

– 1 litro de caldo de legumes

– 1 colher (sopa) de manteiga

– 150 g de queijo grana padano em lascas

Modo de preparo

Em uma frigideira, grelhe os cogumelos fatiados com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Em uma panela, frite a cebola e o alho, adicione Tio João Variedades Mundiais – Arroz Carnaroli e em seguida coloque uma taça de vinho branco. Aos poucos, vá adicionando caldo de legumes e, quando o arroz estiver al dente, acrescente os cogumelos grelhados e a manteiga. Depois de pronto, adicione as lascas de queijo por cima e sirva.

Risoto de cubos de salmão com uva verde

Risoto de cubos de salmão com uva verde

Ingredientes

– 1 xícara (chá) de Tio João Variedade Mundiais – Cozinha Italiana

– ½ xícara (chá) de vinho branco seco

– 420 g de cubos de salmão

– 8 unidades de uva-verde sem semente

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– ¼ de xícara (chá) de Azeite Nova Oliva

– 2 alhos picados em cubinhos

– ½ cebola picada em cubinhos

– ½ xícara (chá) de lascas de parmesão

– Cebolinha (para decorar) a gosto

– 1 limão

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Prepare o conteúdo do pacote Tio João Variedade Mundiais – Cozinha Italiana de acordo com as instruções da embalagem. Em uma tigela, tempere o salmão com sal, pimenta e o suco de limão. Em uma frigideira, com um fio de Azeite Nova Oliva, doure os cubos de salmão por aproximadamente 2 minutos de cada lado e reserve.

Em outra panela, coloque um fio de Azeite Nova Oliva e, em seguida, acrescente a manteiga e refogue a cebola e o alho, junte o arroz e refogue por mais 3 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e refogue por mais 2 minutos. Assim que o vinho evaporar, junte o queijo parmesão. Desligue o fogo, junte o salmão e as uvas, salpique cheiro-verde e sirva em seguida.

Risoto com tomate

Risoto com tomate

Ingredientes

– 2 xícaras (chá) de Tio João Variedades Mundiais – Cozinha Italiana cozido

– 4 dentes de alho médios inteiros

– 100 ml de Azeite Nova Oliva

– 1 cebola pequena picada

– 100 g de pimentão vermelho

– 100 g tomates-cereja inteiros

– 50 g de pimenta biquinho picadinha

– Sal e pimenta-do-reino a gosto

– Alecrim para decorar

Modo de preparo

Cozinhe o Tio João Variedades Mundiais – Cozinha Italiana conforme as instruções da embalagem e reserve. Amasse levemente os dentes de alho inteiros com casca. Em uma frigideira, adicione um fio de Azeite Nova Oliva, refogue o alho até ele amolecer levemente, adicione a cebola e o pimentão e refogue. Em seguida, acrescente os tomates-cereja e a pimenta biquinho e refogue até eles murcharem. Adicione o arroz e misture bem. Coloque em uma travessa e finalize com alecrim desfiado. Sirva em seguida.

Mais informações

Para conferir receitas como estas e muitas outras, acesse o site da marca Tio João. Para mais informações e para adquirir os produtos da Josapar, acesse o e-commerce Armazém Tio João.

Sobre a Josapar

Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE), Itaqui (RS), Tatuí (SP) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a marca SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína vegetal; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.