5 receitas práticas de suco detox

Os exercícios físicos estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas, e os brasileiros são os segundos do ranking mundial que mais frequentam a academia, de acordo com dados…

receitas de suco detox
Imagem: Reprodução/Canva

Os exercícios físicos estão cada vez mais presentes na rotina das pessoas, e os brasileiros são os segundos do ranking mundial que mais frequentam a academia, de acordo com dados da Numbeo, IBGE e Statista. Mas a prática de atividade física precisa estar combinada com uma rotina saudável e isso também envolve a alimentação. Nesse sentido, como opção para café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo antes do treino, para dar mais energia, o suco detox pode ser uma boa pedida.

Polly Rocha, nutricionista parceira da TotalPass, uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo, explica que algumas combinações têm efeito antioxidante. “Alimentos antioxidantes são responsáveis por ajudar a deixar o organismo livre dos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e colaborando com a eliminação de toxinas do corpo”, esclarece. A profissional reforça que os sucos detox são preparados com base em alimentos nutritivos e ricos em vitaminas e fibras. “São uma ótima escolha para quem não tem o costume de ingerir uma variedade de legumes e verduras”, afirma.

Para ajudar quem está em busca de potencializar uma rotina saudável, a especialista selecionou cinco receitas de suco detox para incluir no dia a dia.

1 – Suco detox de maçã com gengibre

O gengibre ajuda a acelerar o metabolismo, o que é útil para quem busca perder peso. Essa raiz também é rica em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico. Já a maçã contém fibras que auxiliam no controle do. Além disso, ambos são conhecidos por promover a digestão saudável, reduzindo o desconforto.

“É uma opção bastante indicada para quem está precisando melhorar a imunidade e reduzir a sensação de inchaço. Por contribuir com a aceleração do metabolismo, é indicado tomar antes dos treinos ou pela manhã”, explica.

Ingredientes

1 laranja;
300 ml de água;
4 maçãs cortadas em pedaços;
1 pedaço de gengibre descascado.

Modo de preparo

No liquidificador, coloque a maçã, a laranja espremida e a água. Bata tudo até misturar. Em seguida, coloque o gengibre e bata por mais alguns segundos. Adicione gelo a gosto e está pronto para beber.

2 – Suco detox de uva com chia

As uvas são ricas em antioxidantes, como os flavonoides e o resveratrol, que podem ajudar a combater os danos causados pelos radicais livres no organismo, auxiliando na prevenção de doenças crônicas. Enquanto as sementes de chia fornecem ácidos graxos ômega-3, proteínas e cálcio, além de serem uma excelente fonte de fibras, que promovem sensação de saciedade e auxiliam no controle do apetite.

“É uma opção para quem busca emagrecer e para aqueles que possuem uma rotina ativa, pois a chia ajuda na saúde digestiva e a prevenir problemas como a constipação. A uva é uma fruta muito rica em vitamina C e vitamina K e, também, em minerais como o potássio. Além disso, o resveratrol também pode contribuir para a saúde do coração”, afirma a profissional.

Ingredientes

100 g de iogurte sem sabor;
1 colher (chá) de chia em grãos;
1 e 1/2 colher (sopa) de melado de cana;
300 ml de suco de uva integral sem açúcar.

Modo de preparo 

Primeiro, coloque a chia com o suco de uva. Deixe descansar por 20 minutos. Após o tempo de espera, coloque a mistura no liquidificador. Acrescente o iogurte e o melado de cana. Misture todos os ingredientes por dois minutos. Se preferir, adicione uma pedra de gelo e sirva em seguida.

3 – Suco de detox de couve com laranja

De acordo com a profissional, a laranja cumpre um excelente papel como fonte de vitamina C, que é essencial para a saúde do sistema imunológico, além de promover a absorção de ferro e atuar como antioxidante. Já a couve, além de antioxidantes, possui compostos anti-inflamatórios, como os flavonoides e os carotenoides, que ajudam a reduzir a inflamação no corpo. Além de ser rica em fibras, que auxiliam na digestão e prevenir problemas como a constipação.

“Esse suco é um clássico, é uma boa pedida para o calor e ambos os ingredientes fornecem vitaminas e minerais essenciais, como potássio, folato, vitamina K e vitamina A”, complementa.

Ingredientes

1 limão;
1 laranja;
Hortelã a gosto;
400 ml de água de coco;
1 folha de couve-manteiga;
1 pedaço de gengibre descascado.

Modo de preparo 

Primeiro, esprema o limão e a laranja. Leve todos os ingredientes no liquidificador. Bata até misturar bem e sirva em seguida.

4 – Suco detox de limão com gengibre e hortelã

O limão é conhecido por estimular a produção de bile no fígado, capaz de melhorar a digestão, além disso, a fruta é uma excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, ajuda a combater infecções e é importante para a saúde da pele. Tanto o gengibre como a hortelã tem propriedades anti-inflamatórias naturais e são ingredientes capazes de controlar o apetite e reduzir a vontade de comer em excesso. Por fim, a raiz é benéfica para pessoas que sofrem de enjoo, pois auxilia a controlar a sensação de náuseas.

“O suco detox de limão com gengibre e hortelã é uma combinação refrescante e saudável que oferece diversos benefícios para a saúde. É uma bebida capaz de promover uma digestão saudável, melhora no sistema imunológico, desinflamação, entre outros benefícios”, reforça.

Ingredientes

Mel para adoçar;
Suco de 2 limões;
Folhas de hortelã a gosto;
1 pedaço pequeno de gengibre.

Modo de preparo 

Esprema os dois limões até tirar todo o suco. Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Adicione o mel a gosto, bata novamente e sirva em seguida.

5 – Suco detox com morango

Ricos em antioxidantes, os morangos são uma excelente fonte de vitamina A, C, ácido fólico e minerais como o potássio, importantes para o combate aos radicais livres no organismo, reduzindo o risco de doenças crônicas e promovendo a saúde da pele.

“O consumo regular de morangos tem sido associado a uma redução do risco de doenças cardiovasculares devido ao teor de antioxidantes e fibras, que ajudam a manter os níveis de colesterol sob controle”.

Ingredientes 

1 limão;
5 morangos;
2 folhas de hortelã;
1 colher (chá) de gengibre;
1 colher (chá) de semente de linhaça.

Modo de preparo

Esprema o limão até sair todo o suco. Em seguida, coloque o suco de limão e os morangos no liquidificador. Bata tudo até misturar por completo. Depois, adicione as folhas de hortelã, o gengibre e a semente de linhaça. Bata novamente. Sirva com gelo.