Primeira menstruação: guia completo para viver com conforto e bem-estar

A primeira menstruação, também chamada de menarca, marca a vida da mulher, sendo um acontecimento importante. Normalmente acontece na puberdade, entre os 10 e 15 anos, mas em alguns casos…

Imagem: Reprodução/wayhomestudio – Freepik

A primeira menstruação, também chamada de menarca, marca a vida da mulher, sendo um acontecimento importante. Normalmente acontece na puberdade, entre os 10 e 15 anos, mas em alguns casos pode vir até antes, pois cada corpo possui seu tempo de evolução e amadurecimento. Inclusive, até o histórico familiar pode interferir neste processo, como a idade em que as mulheres da família tiveram sua primeira menstruação, alterações hormonais e alimentação.

Menarca precoce

Quando acontece de forma precoce, por volta dos 8 anos da menina, é chamada de ‘menarca precoce’ ou ‘puberdade precoce’ e merece atenção especial. A primeira menarca vem acompanhada de outras mudanças no corpo da menina, como crescimento dos seios e desenvolvimento dos pêlos pubianos. Segundo um estudo do Ministério da Saúde de 2017, a puberdade precoce é mais frequente em meninas do que em meninos. Quando isso acontece, é preciso consultar um pediatra para que se possa iniciar o tratamento adequado para cada caso.

Primeira menstruação

A primeira menstruação é um marco muito importante na vida da mulher, por isso deve ser vivenciado de forma saudável, visto que as mulheres viverão esse ciclo durante muitos anos das suas vidas e acompanharão as mudanças em seus corpos com o passar dos anos. Sempre atenta a esse tema e engajada para que as mulheres tenham acesso à novas narrativas menstruais e à importância da saúde íntima, a femtech Herself acredita que o amplo diálogo entre filhos e responsáveis é fundamental. “Embora ainda exista uma problematização do termo “mocinha” e de como criar um espaço seguro e confortável para o diálogo com as meninas. É de suma importância tratar esse momento de forma sadia, evitando que seja um episódio traumático ou doloroso para a adolescente”, explica Raíssa Assmann Kist, co-fundadora e CEO da Herself

Tendência nas redes

Há inclusive, uma nova tendência no universo das redes sociais, especialmente no TikTok, onde os pais estão realizando um ‘Chá Revelação’ da primeira menstruação de suas filhas. Essas celebrações têm viralizado e mostram o quanto as pessoas e famílias estão evoluindo e buscando a valorização desse momento especial. As festas contam com decoração temática e tem por objetivo superar estigmas e tabus associados ao período menstrual, que é totalmente normal e cíclico. “É muito bacana observarmos como esses eventos podem ser interessantes para a desconstrução do tabu da menstruação, fazendo com que as meninas se sintam acolhidas e compreendidas pelas suas famílias. Também é válido destacar, que esse reforço positivo deve respeitar a privacidade das meninas, e, se for aceito por elas, pode ser muito bem-vindo como uma forma de valorização da menstruação, para que ela não seja um tabu ou limitante”, avalia Raíssa.

O que é preciso saber sobre a primeira menstruação

A menarca costuma ter uma coloração mais escura do que o vermelho habitual de uma menstruação regular. Nos primeiros dias da menstruação, ela pode atingir um tom marrom.

Sinais e sintomas da primeira menstruação

O corpo pode apresentar alguns sintomas que antecedem a menarca, como aumento dos seios, ganho de peso, alterações de humor em razão do efeito dos hormônios e as famosas cólicas menstruais.

Nessa faixa etária esperada para a primeira menstruação — entre 10 e 15 anos —, já é possível se atentar ao surgimento desses sinais.

Tempo de duração da primeira menstruação

Geralmente, a menarca dura de 3 a 8 dias. Os primeiros ciclos menstruais costumam ser irregulares, porém, com o passar do tempo, vão se ajustando naturalmente.

Quais absorventes usar

Há uma variedade de absorventes no mercado para diferentes tipos de fluxo menstrual. Nas primeiras menstruações, o fluxo não costuma ser intenso; logo, um absorvente descartável mais fino – além de confortável – pode ser uma boa opção.

Outras opções interessantes disponíveis no mercado, são os absorventes reutilizáveis e as calcinhas absorventes da Herself, que se adaptam facilmente a todos os tipos de corpos, são confortáveis, seguros e indicados para qualquer idade.