
Com o propósito de deixar o ambiente ainda mais agradável, bonito e aconchegante, as plantas também têm a capacidade de renovar energias com seu poder natural e, por isso, se tornam um item ideal para a decoração. Elas são elementos versáteis, naturais e que dão um toque de vida mais acolhedor a qualquer ambiente. “Além de embelezar mais o espaço, as plantas são ótimas para a saúde e qualidade de vida, cada uma com a sua beleza e seu significado especial”, comenta Pedro Melo, CEO da Melo Flores, floricultura referência no e-commerce.
Porém, como todas as espécies de plantas, é necessário se atentar aos cuidados com cada espécie para manter a beleza e a saúde de cada uma delas. Dessa forma, para auxiliar a todos que desejam decorar ambientes de um forma mais natural, sem perder a beleza e a sofisticação, Pedro separou algumas espécies de plantas, com seus principais significados e cuidados para se manterem saudáveis e bonitas. Confira, a seguir:
Palmeira Ráfia

Conhecida pela sua beleza e pela sua incrível arte de deixar o ambiente mais charmoso, essa é uma das poucas plantas que podem sobreviver em ambientes mais fechados. A ráfia é vista como uma planta que traz sucesso e atrai riqueza no local onde é colocada. “Essa espécie pode crescer até três metros de altura e vive melhor na sombra ou meia-sombra, pois não precisa de muita luz solar. Sua rega deve ser moderada e a regra de manter o solo sempre úmido não vale para ela”, explica Melo.
Comigo-ninguém-pode

Como o próprio nome já diz, ela é uma planta muito resistente, o que a torna valiosa, principalmente para quem não tem tanta experiência nos cuidados. “Essa espécie tem uma folhagem linda e é um pouco menor, podendo ser de pequeno ou médio porte”, explica o especialista. Pedro ainda ressalta a importância do porquê deve-se preferir mantê-las sempre na porta. “Elas são usadas para afastar energias negativas do ambiente e atrair as boas. A comigo-ninguém-pode, geralmente, é posicionada em locais de entrada”, pontua. Contudo, ao escolher onde colocar a planta, é preciso observar a incidência de luz, pois essa planta prefere meia-sombra ou sol indireto e não exige muita rega.
Samambaia

A samambaia é uma das espécies mais antigas da Terra e, por conta das suas folhas pontudas, é associada ao poder de cortar a inveja, o olho-gordo, o mau-olhado e demais energias negativas presentes no ambiente. “O ideal é colocar a planta em um local com luz indireta. Essa espécie também gosta de umidade, então, é bom deixar o solo sempre úmido e não encharcado”, reforça o especialista.
Samambaia da Amazônia

Com os mesmo significados e características um pouco diferentes da samambaia clássica, essa espécie possui folhas maiores e com menos espaços entre si. “Essa planta é uma samambaia de grande porte, tem crescimento rápido e pode chegar até um metro de comprimento. Como toda samambaia, ela não gosta de vento. Se deixar muito próxima a correntes de ar, pode acabar tendo as folhas queimadas e o crescimento prejudicado. Dessa forma, o ideal é manter a samambaia amazonas sempre longe de correntes fortes”, finaliza Pedro. O ideal é regar essa espécie de uma a duas vezes na semana.
Sobre a Melo Flores
A Melo Flores, empresa familiar e referência no mercado de floricultura, teve seu início com o empreendedor José Fernandes de Melo há 28 anos e, desde 2014, quando foi reformulada para atendimento online, é comandada por Pedro Melo, formado em Turismo e que está à frente da gestão e administração da organização. Com catálogo variado, que inclui buquês e arranjos florais, cestas de presentes entre outros itens, a Melo Flores realiza entregas em todas as regiões de São Paulo e da Grande São Paulo. A Melo também possui uma loja física, localizada na Vila Zat, bairro da Zona Norte de São Paulo. Site
Sobre Pedro Melo
Graduado em Turismo pela Universidade Nove de Julho, Pedro Melo começou a trabalhar com 17 anos, em uma rede de óticas, onde iniciou sua experiência com atendimento ao cliente. Durante a faculdade, trabalhou com manutenção de aeronaves na GOL Linhas Aéreas e, depois, passou quatro anos na agência de turismo AlaTur JTB, onde participou de grandes projetos de turismo e eventos do esporte internacional, com destaque para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, ambos no Brasil. Em 2014, com apenas 22 anos, deu início à sua jornada empreendedora, assumindo o comando da Melo Flores, floricultura da família que teve início com seu pai, José Fernandes de Melo, em 1992. Pedro também é proprietário da Melog, empresa de logística e Melo Hortifruti, entrega de produtos e ingredientes naturais em domicílio.