Dicas para manter os lábios saudáveis durante o verão

Com as altas temperaturas durante a semana, o clima seco e mudanças bruscas de clima, o corpo requer atenção especial. Contudo, não apenas a pele enfrenta transformações, os lábios também…

Imagem: Reprodução/rawpixel.com – Freepic

Com as altas temperaturas durante a semana, o clima seco e mudanças bruscas de clima, o corpo requer atenção especial. Contudo, não apenas a pele enfrenta transformações, os lábios também demandam cuidados específicos.

Segundo Mayla Carbone, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), diversos fatores contribuem para o ressecamento labial, incluindo vento, poluição, clima seco, saliva, uso frequente de ácidos na pele, baixa ingestão de água e consumo excessivo de frutas ácidas, entre outros. “A falta de hidratação labial aumenta a sensibilidade, resultando em ressecamento acentuado ao entrar em contato com a saliva, que possui pH ácido e enzimas digestivas, podendo levar a fissuras e até mesmo sangramento na pele dos lábios”, explica a doutora.

A especialista oferece cinco dicas simples para lembrar dos procedimentos mais eficazes no cuidado labial. Confira.

Hidratação constante

Durante o clima quente, o ressecamento labial é comum devido à exposição solar. Para combater, use bálsamos labiais com ingredientes emolientes como manteiga de karité, oferecendo hidratação profunda e proteção contra raios UV.

Escolha o fator de proteção solar adequado

A pele labial fina e vulnerável demanda cuidado extra. Escolha produtos labiais com Fator de Proteção Solar eficaz para proteger contra raios ultravioleta, prevenindo queimaduras solares e envelhecimento prematuro.

Evite hábitos prejudiciais

Morder ou lamber excessivamente os lábios agrava o ressecamento. Evite esses hábitos e resista na hora de descascar a pele solta, prevenindo ferimentos e inflamações.

Mantenha a hidratação interna

A hidratação interna é crucial. Beba água suficiente para manter o corpo hidratado, incluindo os lábios. Em climas quentes, aumente a ingestão para compensar a transpiração intensa.

Esfoliação suave

Promova a renovação celular nos lábios com esfoliação suave. Use esfoliantes labiais formulados para a área sensível, limitando a aplicação a uma ou duas vezes por semana, para evitar irritações.

Sobre a especialista:

Dermatologista Mayla Carbone é graduada em Medicina pela Universidade Lusíadas (UNILUS – Santos) há mais de 10 anos com residência em Clínica Médica na Santa Casa em São Paulo e em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA-SP). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Já participou de diversos congressos e realizou diversos cursos nacionais e internacionais voltados para especialização.

Instagram: @dramaylacarbone
Site: https://grupomaylacarbone.com.br/