Quer vender mais no Natal?

Dezembro está aí e os varejistas já estão no ritmo alucinante das vendas de Natal, afinal, é nessa época que o mercado ganha mais fôlego com a entrada do 13º…

quer vender mais no natal
Imagem: Reprodução/Pressfoto – Freepik

Dezembro está aí e os varejistas já estão no ritmo alucinante das vendas de Natal, afinal, é nessa época que o mercado ganha mais fôlego com a entrada do 13º salário e as pessoas também estão mais dispostas a gastar. Além dos presentes para familiares e amigos, muitos aproveitam para trocar os móveis, reformar a casa e comprar o presente dos sonhos.

O Natal é a data comemorativa mais importantes para os lojistas, por isso, é importante se preparar para vender o máximo que puder e atrair mais clientes para sua loja.‍

Nessa época, o consumidor geralmente procura comprar eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e calçados, brinquedo, perfumes e cosméticos, além de alimentos e bebidas, e não importa se a loja é física ou virtual, aqui vão algumas dicas que vão lhe ajudar a aumentar suas vendas, independente do seu tipo de negócio:

Planeje com antecedência

Se organize para sua empresa não ter problemas no Natal. Saiba os produtos que vai vender e o público que quer atingir. Estude o mercado e elabore estratégias para usar durante o mês de dezembro.‍

Controle o estoque

Programe e controle seu estoque para não perder clientes falta de mercadoria. Procure fornecedores com preços e prazos adequados ao seu negócio e prepare sua equipe para atender todos os pedidos, pois a demanda é maior.

Esteja na internet

Marque presença em todos os lugares possíveis na internet para fixar sua marca. Interaja com seus seguidores e estimule o engajamento nas publicações utilizando enquetes no Instagram, votações, caixinha de perguntas, etc.‍

Divulgação temática

Produza posts interessantes para os consumidores nas redes sociais e não perca a chance de decorar suas publicações com design temático de Natal quando postar banners, fotos ou vídeos.

Destaque seus produtos

Invista na decoração para vender mais e insira elementos temáticos. Se for um ponto físico, espalhe balões, guirlandas e estrelas. Se for uma loja online, insira elementos para dar uma cara mais natalina.

Faça promoções

Faça promoções de diferentes formatos e monte um calendário para promover ações ao longo do mês. Pode ser combos e kits, cupons de descontos, frete grátis e vales-presentes.

Venda em vários canais

Venda no Facebook, no Instagram e até no WhatsApp. Explore os recursos que essas plataformas oferecem e mantenha elas sempre atualizadas com seus produtos.

Capriche na entrega

As pessoas esperam ter os produtos em mãos o mais rápido possível. Se você trabalha com entregas ou encomendas, escolha a opção mais ágil e de melhor custo-benefício e programe-se para evitar qualquer tipo de imprevisto no envio da mercadoria.

Invista em tecnologia

Invista em aplicativos de gestão e vendas para agilizar e otimizar as atividades do dia a dia, como a organização dos pedidos, controle de estoque e cadastro de produtos. Isso ajuda a reduzir custos e tempo das tarefas, contribuindo para o aumento da produtividade.

Formas de pagamento

Aumente os meios de pagamento para conquistar novos clientes e fidelizar quem já compra na sua loja. Além do dinheiro, cartão de débito e crédito, use carteiras digitais, Pix, QR code, boleto bancário, links de pagamento, transferência bancária e parcelamento.

Torne-se inesquecível

Seja diferente e ofereça mais do que os produtos em si. Dê brindes para os consumidores como amostras grátis, doces ou cupons e descontos na próxima compra.‍ Decorar as embalagens com o tema Natal também é uma forma de agradar.

Atendimento com agilidade

Usar uma comunicação assertiva é fundamental. ‍Seja simpático com as pessoas e mostre-se proativo para resolver os problemas e tirar suas dúvidas. Priorize a transparência e agilidade durante o atendimento.

Aposte no pós-venda

Mantenha contato com os consumidores após a venda. Envie por e-mail ou WhatsApp as novidades, promoções e informações para que eles fiquem por dentro de tudo que acontece. Faça pesquisas de satisfação com os compradores para ter uma noção de como está o atendimento e a experiência deles na sua loja.

Faça um balanço e reveja estratégias

Analise os relatórios e estatísticas das vendas de Natal. Verifique como foi seu faturamento e ticket médio e quais estratégias que o ajudaram a conseguir esses números. Caso as vendas não tenham sido como o previsto, estude e se planeje melhor para o ano que vem.

*Por Ohannes Kiledjian

@ohanneskiledjian

%d blogueiros gostam disto: