HUAWEI WATCH GT 4 faz gestão inteligente do ciclo menstrual, com previsões baseadas em sinais fisiológicos

Smartwatch conta com nova tecnologia focada na saúde da mulher para analisar e prever os períodos menstruais

HUAWEI WATCH GT 4 faz gestão inteligente do ciclo menstrual, com previsões baseadas em sinais fisiológicos
Imagem: Divulgação/Huawei

Embora os smartwatches ofereçam cada vez mais tecnologias aos usuários, é muito comum que as funções voltadas unicamente para as mulheres sejam deixadas de lado, já que muitas das atualizações estão focadas em funções esportivas ou em novas formas de interagir com o relógio. Sabendo da importância de cuidar da saúde feminina¹, a Huawei apresentou a tecnologia de Gestão Inteligente do Ciclo Menstrual em seu novo lançamento, o HUAWEI WATCH GT 4.

Precisão e utilidade

Para se certificar da precisão e utilidade do rastreamento, a Huawei convidou a educadora menstrual Victoria De Castro para testar a gestão do ciclo menstrual, e o feedback foi muito positivo. Após testar o WATCH GT 4, a bióloga afirmou: “Ainda que não seja uma ferramenta exclusiva para acompanhamento dos ciclos menstruais, é incrível ver o ciclo menstrual finalmente sendo reconhecido como sinal vital, assim como frequência cardíaca e temperatura corporal, por exemplo”.

Maior precisão nas informações

Dizem que conhecimento é poder e, embora muitas mulheres tenham uma ideia de quando possa começar a menstruação, sempre podem haver mudanças baseadas em vários fatores, como o estresse. Por esse motivo, o HUAWEI WATCH GT 4 estreia a Gestão do Ciclo Menstrual 3.0¹, que utiliza inteligência artificial para fazer previsões 30% mais certeiras do que os concorrentes, de acordo com testes da Huawei.

Ao rastrear os indicadores fisiológicos em tempo real, incluindo a frequência cardíaca durante o sono, temperatura corporal, frequência respiratória, entre outros, o HUAWEI WATCH GT 4 pode prever com mais precisão as fases do ciclo menstrual, ajudando as mulheres a se prepararem para o que está por vir.

HUAWEI WATCH GT 4 faz gestão inteligente do ciclo menstrual, com previsões baseadas em sinais fisiológicos
Imagem: Divulgação/Huawei

Ativação do recurso

Para ativar o recurso, é muito fácil: a usuária só precisa entrar no aplicativo HUAWEI Health, que está disponível gratuitamente para celulares Android e iOS, e acessar a aba Saúde > Calendário de Ciclo. Independentemente da menstruação ter começado ou não, já será possível gravar os dias de início e término da menstruação anterior para que o aplicativo possa começar a fornecer informações sobre os próximos ciclos.

Quando o ciclo começar, é recomendado que a usuária registre dados sobre a quantidade de sangramento, o nível de dor menstrual (baixo, médio e alto), atividade sexual, tipo de sintomas físicos (cólicas, fadiga, náusea, etc.) e humor. Também é possível adicionar resultados de teste de ovulação, bem como a quantidade de água consumida em cada dia e a temperatura corporal.

HUAWEI WATCH GT 4 faz gestão inteligente do ciclo menstrual, com previsões baseadas em sinais fisiológicos
Imagem: Divulgação/Huawei

Calendário

O aplicativo fornece o calendário com as datas estimadas de início do período e a janela fértil, que pode ser alterado de acordo com os registros feitos, e disponibiliza todo o histórico para consultar ou compartilhar dados com médicos, se necessário. A empresa também reforça que todos os dados registrados no HUAWEI Health sobre o ciclo menstrual são totalmente privados e não são compartilhados nem com a empresa ou terceiros.

O compromisso da Huawei com a saúde da mulher

A Huawei começou a desenvolver as suas tecnologias para a saúde da mulher em 2018, quando um desenvolvedor da empresa descobriu que apenas uma pequena proporção de mulheres monitorava regularmente a sua saúde e, especificamente, o seu ciclo menstrual. Logo, a ideia evoluiu para a criação de uma equipe de P&D sobre a saúde feminina na Huawei. Cinco anos depois, a equipe se expandiu para incluir especialistas de diversas áreas, como medicina clínica, bioengenharia, ciência da computação, matemática e comunicação de informações.

Foi nesse contexto que a Huawei iniciou diversos estudos sobre saúde menstrual. A equipe de P&D também colaborou com a especialista em reprodução e hereditariedade Huang Hefeng, do Hospital Universitário de Obstetrícia e Ginecologia de Fudan, para criar o calendário de ciclo inteligente disponível no HUAWEI WATCH GT 4¹.

Tecnologias de saúde feminina ainda mais avançadas

Planejando lançar tecnologias de saúde feminina ainda mais avançadas, a empresa está atualmente trabalhando em pesquisas sobre problemas de saúde comuns que afetam as mulheres, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Por meio de patentes com instituições médicas, a Huawei também fornece sua tecnologia para outros projetos de saúde ovariana, que se beneficiarão das informações de temperatura, variabilidade da frequência cardíaca e das capacidades de detecção do ciclo menstrual.

A iniciativa também irá garantir o aprimoramento constante da tecnologia, para que as próximas inovações em smartwatches não excluam algo tão importante como a saúde da mulher.

%d blogueiros gostam disto: