Hábitos para emagrecer e evitar o inchaço para o verão

À medida que o calor do verão se aproxima, é comum que as pessoas intensifiquem seus esforços em direção ao tão conhecido ‘projeto verão’. Este é o momento em que…

hábitos para emagrecer e evitar inchaço no verão
Imagem: Reprodução/Racool_studio – Freepik

À medida que o calor do verão se aproxima, é comum que as pessoas intensifiquem seus esforços em direção ao tão conhecido ‘projeto verão’.

Este é o momento em que o foco na busca por um corpo mais saudável e atraente se torna ainda mais evidente. No entanto, ao invés de recorrer a dietas radicais ou soluções de emagrecimento de curto prazo, é fundamental abraçar hábitos saudáveis que não apenas auxiliam na conquista dos objetivos de perda de peso, mas também ajudam a prevenir o indesejável inchaço.

Com a aproximação dos dias quentes, é o momento ideal para adotar mudanças de estilo de vida que, além de acelerar o processo de emagrecimento, irão manter você saudável e em plena forma para desfrutar do verão com vitalidade e confiança.

Dr. Gabriel Almeida, médico, empresário, palestrante, escritor, coordenador e professor de Pós-graduação de Ciências da Obesidade e Sarcopenia, apresenta algumas dicas essenciais para mudar alguns hábitos para acelerar o emagrecimento para o verão – e para serem aplicadas na rotina para resultados a longo prazo. Confira:

Aposte em whey protein antes do café da manhã

Consumir Whey Protein ao acordar é válido para suprir o processo de catabolismo que o sono pode provocar pelo fato do organismo estar em jejum já que neste momento o corpo precisa de nutrientes para se recuperar e para dar continuidade à síntese de proteínas.
Portanto, a ingestão de proteína em pó é válida nesse momento por seu alto valor biológico e rápida absorção, gerando saciedade, a redução de picos de glicose após as refeições e favorecendo a perda de peso.

Beba água

Nós sempre ouvimos falar que água é fundamental para o nosso organismo e é. Mas ela pode ser mais do que isso: segundo cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, tomar 1 a 3 copos de água antes das refeições reduz o apetite e pode fazer você consumir até 205 calorias a menos na refeição. A pesquisa aponta que a hidratação extra ainda levou a diminuição da ingestão de açúcar, do colesterol e sódio.

Lembrando que tomar água também ajuda a prevenir problemas renais, no emagrecimento (ajudando na eliminação de toxinas, mantendo o equilíbrio no organismo), pode diminuir a frequência de dores de cabeça e mau humor motivados pela desidratação. Já na parte estética, melhora a pele, cabelos, unhas e combate a celulite, além de prevenir inchaço e retenção de líquidos.

Muitas pessoas ficam em dúvida com relação à retenção de líquido: por incrível que pareça, quanto mais água bebermos, menos retenção líquida teremos. Isso funciona da seguinte forma: se você bebe menos água o seu sangue fica mais concentrado. Quando isso ocorre, uma estrutura localizada no seu cérebro, conhecida como neuro-hipófise, começa a produzir o famoso hormônio antidiurético – que vai diminuir o seu fluxo urinário entendendo que o seu corpo está em alerta e fazendo com que você retenha o máximo de líquido possível.

Invista em alimentos com fibras

As fibras ajudam a tratar o intestino preso, aumentando a saciedade e controlando o índice glicêmico – que reduz o colesterol e diminui a chance de evolução para alguns problemas, como a hipertensão, obesidade, hemorróidas, problemas cardíacos e até o câncer de colón.

Segundo a Associação Nacional de Diabetes, os homens devem ingerir diariamente 34g de fibras e mulheres até 28g, incluindo em vegetais, frutas e grãos integrais. Além disso, as fibras diminuem a absorção do açúcar e da gordura localizada ingerida, tendo um bom efeito a longo prazo no processo de emagrecimento.

Mantenha-se em movimento

A prática de exercícios é igualmente essencial para preservar o bom funcionamento do sistema articular, muscular, respiratório e circulatório. Através dela, é viável manter a tonicidade muscular, além do fato de que o fortalecimento vascular contrai os vasos sanguíneos e aprimora o fluxo venoso, tendo até mesmo um impacto positivo na diminuição da retenção de líquidos.
Dados o IBGE (2015) mostram que 62,1% dos brasileiros acima de 15 anos não praticam nenhum tipo de esporte ou atividade física e ainda existem evidências que com a prática de exercícios físicos e da movimentação do corpo é possível diminuir a incidência de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

E se você pretende emagrecer, existem algumas estratégias que devem ajudar neste processo:

  1. Exercícios aeróbicos, como caminhada, natação e corrida de intensidade moderada e de forma contínua, por um intervalo de tempo de pelo menos 30 minutos.
  2. Treinamento HIIT (High Intensity Interval Training), que consiste em exercícios aeróbicos de alta intensidade por um curto período de tempo, intercalado com momentos de descanso. A grande vantagem desse tipo de treino é a economia de tempo, podendo ser realizado em cerca de 10 a 15 minutos.
  3. Exercícios de resistência, como a musculação, favorecem o aumento de massa magra, além da perda de gordura.
%d blogueiros gostam disto: